NÃO PODEMOS NOS CONFORMAR

Texto: Daniel 1.1-17

Nunca foi tão grande como é hoje a forma como somos bombardeados por costumes, crenças e culturas diferentes. A mídia e a facilidade de acesso à informação têm levado muitos jovens, adolescentes, crianças e pessoas de todas as idades a adotarem um estilo de vida diversificado e sem regras. Nas sagradas escrituras nós encontramos muitos exemplos de mulheres e homens que tiveram um papel fundamental na proclamação da fé verdadeira e centrada no único Deus. Nesse texto acompanhamos um jovem profeta chamado Daniel seu nome significa em hebraico: “Deus é meu juiz”. Segundo filho de Davi, Daniel foi educado na corte real (cf. Dn 1.4-7) e assim como seu pai ele sempre buscou uma vida segundo a vontade de Deus. Pela sua fidelidade Deus o livrou da morte na fornalha ardente e na cova dos leões. Serviu fielmente aos três grandes reis mundiais: Nabucodonozor, Ciro e Dario, morrendo com mais ou menos 88 anos de idade. No primeiro capítulo do livro vemos que Daniel não se contaminou com as iguarias do rei seguindo a vontade de Deus que o abençoou.

Diante da realidade atual, como um jovem ou qualquer pessoa pode usufruir deste mundo sem se contaminar? Será mesmo que os jovens nas nossas igrejas estão preparados para a vida em meio a imposição ou simplesmente estilo de vida pecaminosos estipulados pelo mundo? É observando a trajetória exemplar de Daniel que percebemos desde tempos antigos e em nossos dias que não podemos nos deixar levar por tudo o que é imposto pelo sistema, pelo mundo.

DANIEL ESTAVA PREPARADO

Até o versículo quatro percebemos a preocupação de um rei em formar seus ministros reais e mandou trazer-lhe jovens de boa aparência, instruídos de todas as ciências e com diversas habilidades.

DANIEL CONHECIA A VONTADE DE DEUS

Em seguida o rei ordena que tudo aquilo de melhor em alimentos fossem oferecidos a esses jovens. Daniel sabia que entre essas iguarias reais existia sem dúvida carnes obtidas fora dos padrões de abate da lei mosaica e oferecida a um deus pagão. Tomar para si um alimento dessa natureza era contra a vontade de Deus.

DANIEL ERA OUSADO PARA TESTEMUNHAR DE DEUS

Daniel não se deixou levar pelo sistema imposto (versículo 8), com ousadia ele pediu uma chance para mostrar que não precisava daquelas iguarias e ainda pediu ao chefe dos eunucos, mas este lhe disse que tinha medo de seu rei perceber no semblante dos quatro jovens que eles não estavam se alimentando bem (versículo 10). Daniel procurou o cozinheiro-chefe responsável pela alimentação deles e o desafiou dizendo: “12 Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias, e que se nos dêem legumes a comer, e água a beber.13 Então se examine diante de ti a nossa aparência, e a aparência dos jovens que comem a porção das iguarias do rei; e, conforme vires, procederás para com os teus servos”.

DANIEL E SEUS AMIGOS FORAM ABENÇOADOS

Feito isso Daniel e seus amigos após dez dias foram tinham melhor aparência que os outros que comiam as iguarias do rei, convencendo assim, ao cozinheiro-chefe a permanecerem com uma alimentação baseada em legumes e água. Com isso, testemunhando de Deus está escrito: “17 Quanto a estes quatro jovens, Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras, e sabedoria; mas a Daniel deu entendimento em toda a visão e sonhos”.

Assim como Daniel nós, corpo de Cristo e não apenas os jovens, precisamos estar preparados, ser conhecedores da vontade de Deus, ousados para testemunhar de Deus para ser abençoados segundo a vontade do Pai.

Mais uma vez pergunto: Será que estamos preparados?

Deus nos abençoe aplicando sua Palavra em nossos corações!

Soli Deo Gloria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s