Somos “casa de Deus”

Mateus 7.24-27


24 Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
25 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
26 E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;
27 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.

Minhas queridas irmãs e meus queridos irmãos, em meio a uma explosão de diversidade de pensamentos, idéias, filosofias e segmentos religiosos, somos levados a uma maior reflexão àquilo que mais importa para que possamos viver em harmonia nos aglomerados de pessoas. Seja na faculdade, no ambiente de trabalho, em casa ou na igreja precisamos seguir padrões de comportamento.

A Palavra de Deus orienta a humanidade em todos os sentidos para que vivamos de forma plena em harmonia uns com os outros. No texto que acabamos de ler verificamos que Jesus utilizou uma parábola para exemplificar os resultados da prudência ou insensatez do homem diante à Palavra.

A Palavra de Deus nos orienta na melhor forma de viver em comunidade mostrando que somos uma só família, povo, corpo de Cristo e até uma casa. Hoje vamos estudar o que a Palavra nos ensina quando se dirige a nós como “casa de Deus”, assim, nós precisamos estar atentos a estes ensinos, pois isso nos ajuda a viver em unidade como povo de Deus.

Casa de Deus em amor


João 14.23

23 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.

O amor pelo nosso Senhor nos une a Ele. Conseqüentemente ao amá-Lo, nós guardamos os seus ensinos e recebemos esse amor ao ponto de Deus morar em nossas vidas.

Casas fortes de Deus


Provérbios 12.7

7 Os ímpios serão transtornados e não subsistirão, mas a casa dos justos permanecerá.

Aqui a palavra casa está no sentido de família, porém como estamos falando de unidade, a idéia de família cabe bem em nossa reflexão. O texto, de forma clara, orienta que uma vida ímpia não tem continuidade, mas um povo que vive em justiça permanece.

Formando casas uns com os outros


Efésios 2.21-22

21 No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.
22 No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.

Aqui somos todos comparados a uma edificação, que se bem ajustada tem um crescimento natural e que a melhor forma é ser edificados juntamente para, assim, Deus fazer morada no Espírito Santo.

Viveremos todos na casa de Deus


João 14.1-3

1 NÃO se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
3 E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

Deus tem preparado um lugar para nós. A boa notícia é que há lugares para todos! E em Jesus Cristo temos essa garantia, pois Ele disse: “vou preparar-vos lugar”. Jesus nos levará e viveremos como uma só família na casa de Deus.


Soli Deo Gloria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s