NÃO SEI POR QUE VOU AO TEMPLO

Minhas irmãs e meus irmãos. Em todo o meu tempo como cristão tenho visto algo que sempre me chamou atenção: por que há uma evasão nos templos? Ou por que há pessoas sem compromisso com as reuniões, os encontros e os cultos ao Senhor. Será que a culpa é dos líderes em não adotar formas “atrativas” para as pessoas? Ou o problema está em cada um de nós?
Na Palavra de Deus, o autor da carta aos Hebreus estava preocupado com a dispersão dos crentes naquela comunidade. Vejamos:
Hebreus 10.25
Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.
Pouco mais de 30 anos após a morte de Jesus, muitos já estavam cansados de esperar a volta do nosso Senhor e Salvador e o resultado disso foi a dispersão dos crentes aos cultos cristãos e, assim, retornando às suas práticas no judaísmo com base na Lei.
Nos dias de hoje tenho visto pessoas abandonarem o compromisso com sua comunidade cristã por motivos meramente banais. Uns não vão à EBD pelo fato de Domingo ser um dia de descanso, alguns faltam algum Domingo de noite por causa de alguma programação diferente realizada naquele exato dia. Muitos simplesmente alegam indisposição. São diversas as desculpas! No Salmo 133.1, o salmista Davi declara: “OH! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união”. O que está acontecendo com os crentes da atualidade?
Nos versículos anteriores o autor declara:
Hebreus 10.22-24
22 Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, 23 Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu. 24 E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras,
Pessoas de coração verdadeiro, certeza de fé, corações purificados de má consciência e corpo lavado com água limpa são cada vez mais difíceis em nosso meio. Não há outras desculpas, as pessoas é que colocam um monte de dificuldades para viver em comunidade, pois assim é ensinado na Bíblia. Em Provérbios 11.30 na NTLH está escrito: “Uma pessoa correta traz bênçãos para a vida dos outros; quem aumenta o número de amigos é sábio” e Provérbios 18.1: “Quem não gosta de estar na companhia dos outros só está interessado em si mesmo e rejeita todos os bons conselhos”.
No versículo 23 de hebreus 10, o autor orienta a que devemos nos manter firme em nossa esperança, pois Deus é fiel. No versículo 24 ele orienta em que devemos estimular uns aos outros ao amor e às boas obras. É assim que devemos proceder com nossos irmãos na fé, precisamos motivar, ou seja, dar motivos para quem já não os tem. É isso! Há pessoas que encontram mais motivos para freqüentar nossas reuniões e cultos.
As pessoas precisam da comunidade e devem participar dos encontros estimulados ao amor e às boas obras, pois o dia se aproxima. Não deve ser por obrigação e com pesar e sim com alegria e prazer em servir.
Imagine se ao fim da tarde de uma Sexta-Feira chega o marido em casa, trazendo em suas mãos um presente à sua esposa. Ao encontrá-la coloca em suas mãos um belo ramalhete de flores em cores vibrantes e um aroma por demais agradável. A esposa o agradece com um beijo, um abraço e um muito obrigado. Em seguida o marido diz: “não foi nada, essas aí eu ganhei mesmo!”, ou diz: “comprei porque estavam em promoção!”, ou diz: “só comprei por saber que vocês mulheres gostam dessas coisas!”.
Mas que homem frio não é? Porém é assim que muitos cristãos têm feito com o culto ao Senhor. Muitas pessoas vão às igrejas para oferecer um culto a Deus e só o fazem por achar que Deus gosta disso, ou ainda aqueles que vão ao templo e nem cultuam a Deus.
Precisamos ter bem claro em nossas mentes que não freqüentamos os cultos para fazer número ou por causa do pastor ou muito menos pelas bênçãos que receberemos naquele dia. Se vamos a um encontro de culto, este é para cultuar, adorar, glorificar ao nosso Santo e Bondoso Deus, pois é pela graça do nosso Pai que ainda estamos aqui.
Toda honra, glória e louvor sejam dados ao nosso Deus!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s