A VERDADEIRA CENTRALIDADE DE DEUS

João 15.1-7

1 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. 2 Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto, limpa, para que produza mais fruto ainda. 3 Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado; Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto em si mesmo, se não permanecer na videira; assim nem vós poderei dar, se não permanecerdes em mim. 5 Eu sou a videira e vós os ramos. Quem permanece e mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6 Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam. 7 Se permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerdes em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.

Nos Capítulos 15 e 16 de João temos, o que chamamos na teologia como um dos discursos de “despedida” do nosso Senhor. O capítulo 15 fala da frutificação espiritual e a perseguição dos cristãos no mundo. Hoje vamos procurar entender o que está na Palavra de Deus referente à frutificação espiritual.

Versículo 1

A afirmação de Jesus em que Ele é a videira e Deus é o agricultor, ou seja, quem cuida, alimenta e possibilita o crescimento da Videira. Desta forma, o crente ligado a Jesus Cristo vive aos cuidados do Pai, o nosso Deus!

A palavra que limpa – Versículos 2 e 3

Segundo o Teólogo Charles Caldwell Ryrie, existem duas possíveis interpretações para a palavra “corta” citada no versículo 2. A primeira dá um significado literal de remoção (corte), sendo assim uma referência a morte física dos crentes infrutíferos. A outra interpretação é para com o cuidado que o agricultor tem com ramos (crentes) infrutíferos, ele faz alguns cortes mas não tira o ramo por completo, esperando que volte ou venha a dar frutos.
No versículo 3, em poucas e ricas palavras é ensinado por Jesus a importância da Palavra na purificação de todo aquele que O busca.

Permanecer sempre em Jesus – Versículos 4 e 5

A sequencia de palavras que inicia o versículo 4 é interessante. Primeiro Jesus orienta que devemos estar nEle e consequentemente Ele estará em nós! Assim como um ramo tem que estar ligado à videira para produzir.
No versículo 5 Jesus continua com a importância de permanecer nEle e ainda fala que ligado a Ele, esse dá muito fruto!

Fora de Jesus Cristo a vida não tem sentido – Versículo 6

Uma pessoa sem Jesus ou mesmo um crente que não permanece em nosso Senhor, este tem suas obras infrutíferas e não faz sentido que permaneça ligado à videira, este ramo é cortado, secará e depois é lançado ao fogo.

Em Jesus as orações são atendidas – Versículo 7

Mais uma vez considero de extrema importância a sequencia das palavras dispostas neste versículo. Aquele que permanece em Jesus, as palavras de Jesus na vida dele, este pedirá o que quiser e será feito.
Já pensou na tamanha responsabilidade naquilo que pedimos em oração? E quando não temos os pedidos atendidos? Já conheci muita gente decepcionada com Deus por não ter um pedido atendido. Mas será que estamos atentos à Palavra de Jesus Cristo ao dizer que nossas orações serão atendidas, DESDE que, NÓS estejamos nEle e a Palavra presente em nossas vidas? Queremos muitas coisas e até os incrédulos pedem a Deus (Tiago 4.2,3). Só temos condições de pedir o essencial da vida para Deus quando o próprio Deus é o centro de nossa vida e sua Palavra flui através de nossas orações.

“Agora, pois, filhos, dai-me ouvidos, e não vos desvieis das palavras da minha boca.”
(Provérbios 5:7)

Soli Deo Gloria

Um comentário sobre “A VERDADEIRA CENTRALIDADE DE DEUS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s