O que nos resta é obedecer

(MENSAGEM DE ENCERRAMENTO DO DESPERTA JOVEM 2010)
Obedecer é sempre um desafio para todos nós. Desde a infância desenvolvemos os mais criativos meios de burlar uma ordem dada, seja ela por nossos pais, professores, etc. Quando crescemos já somos mestres e até doutores no assunto. Isso não é diferente quando se trata de obedecer a Deus.

Em vários textos do Antigo e Novo testamento somos comparados a ovelhas. A alguns anos eu li um pouco da experiência de um criador de ovelhas, ele escreveu que se trata de animais de fácil manejo e frágeis. São muito dependente do criador, pois podem se desviar do rebanho facilmente e ainda podem se alimentar de ervas prejudiciais à sua saúde.

O interessante é que ovelhas conhecem a voz do seu criador só obedecem as ordens dele, muitas vezes sob auxílio do cajado! Vamos ver o que disse Jesus em:

João 10. 1-11

1  Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. 2  Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3  A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. 4  E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5  Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. 6  Jesus disse-lhes esta parábola; mas eles não entenderam o que era que lhes dizia. 7  Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas. 8  Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram. 9  Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. 10  O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. 11  Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.

Está mais do que claro, no texto, qual caminho devemos seguir para estabelecer uma vida plena em qualidade. Jesus entra pela porta. Quem passa por atalhos ou inventa sua própria entrada, este não vem de Deus e se o seguimos é porque não sabemos distinguir a voz do Criador.

Aquele que entra pela porta, nos chama e cada um de nós ouvimos a SUA voz, nos chamando incessantemente para os seus cuidados. O verdadeiro pastor conhece seu rebanho, sabe qual alimento pode oferecer, protege, trata as feridas e, se necessário for, guia com seu cajado.

O verdadeiro pastor bate à porta e só nos resta obedecer. Para obedecer é necessário conhecer a ordem. Só conhece a ordem aquele que ouviu a orientação. Será que nós ouvimos a orientação? Se sim. O que nos resta fazer?

João 14.23,24

23  Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. 24  Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.

Soli Deo Gloria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s