Missões apesar de mim

O passado de Paulo

    Existe um passado pouco amistoso na historia de vida de Paulo antes de ser conhecido como o apóstolo dos gentios. Um homem conceituado, um líder, conhecedor de filosofias, falava alguns idiomas e respeitado pelo império. Que currículo heim? Um bom partido para uma moça solteira ou um possível gerente para nossa empresa. Mas a Bíblia narra ainda uma outra especialidade de Paulo: Perseguir, prender, torturar cristãos, conforme Atos 8.3: “E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão”. Isso não o impediu de cumprir com seu serviço missionário ao Senhor e mesmo marcado pelo seu passado (Atos 26.9-11) foi fiel a Deus desde o seu encontro com Jesus Cristo. Sejamos sinceros, muitos de nós não aceitaríamos enviar um “Paulo” para o campo missionário depois de tudo o quanto tinha feito contra a igreja.

O novo Paulo no presente

    Graças a Deus ele cumpriu sua missão, foi de extrema importância no plantio de diversas igrejas e um destemido missionário e sábio orientador para os diferentes problemas existentes até hoje nas igrejas. Mas isso só se deu depois de sua conversão no caminho para Damasco (Atos 9.3-5) e foi lá que, o homem ainda conhecido como Saulo deu o maior passo de sua vida: Encontrou, aceitou e caminhou segundo Jesus lhe orientou. Essas três etapas na vida de Paulo fala muito ao nosso coração. Muitos de nós lembramos bem do nosso “encontro com Jesus”, até detalhes do dia em que aceitamos a Cristo, mas o caminhar segundo nos é orientado pelo nosso Senhor não é sempre uma realidade em nossas vidas.

    O novo Paulo se torna um pregador em potencial, seu passado ainda é lembrado por muitos mas isso não o impede de continuar seu caminho. A nova vida em Jesus Cristo se fez conhecida através do testemunho de Paulo (Atos 9.20-22). Com ousadia pregou o evangelho mesmo correndo o risco de perder a vida, que exemplo!

A herança de Paulo

    “Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galiléia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo (Atos 9.31)”
    O viajante e plantador de igrejas Paulo, antes conhecido como um incansável perseguidor de cristãos, agora é conhecido como um multiplicador da igreja do Senhor. Toda sua dedicação em testemunhar o evangelho deu força para muitos cristãos, incentivou outros à missão e até hoje temos Paulo como um exemplo de fé, obediência e perseverança. Responsável por grande parte do nosso Novo Testamento, Paulo conseguiu pastorear igrejas diferentes em locais diferentes com culturas diferentes.

    Tratou de cada assunto recorrente aqueles dias. A importância do casamento e o papel do marido e da esposa (I Coríntios), homossexualidade (Romanos), Salvação (Romanos), a Lei (Gálatas), Líderes na igreja e os últimos dias (I e II Timóteo) e tantos outros assuntos que ainda hoje são de extrema importância para a igreja. Tudo aconteceu por ele ter sido obediente a Deus. Pense uma coisa… se todos nós, os crentes, fôssemos tão obedientes quanto Paulo, não deixaríamos uma bela herança também?

Onde estão os Paulos dos nossos dias?
“E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.”
(Mateus 28.18-20)
    Que o IDE de Jesus é para cada um de nós, todos já sabemos. Mas será que cumprimos? Acompanhar a vida de Paulo na Palavra de Deus me envergonha. Sei que há muita coisa que me impede de servir a Deus com essa notável força de vontade.

    Missões apesar de mim – é compreender que independente de uma vida distante de Deus no passado ou até no presente, Jesus nos convida. Convida por ser nosso amigo. Deus pode todas as coisas, mas na Sua sabedoria espera que cada um de nós sejamos praticantes de Sua Palavra. Como nos disse… “E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos” (Tiago 1.22).

Cumpra a Palavra, viva o amor de Deus, caminhe segundo Jesus caminhou cheio do Santo Espírito. Amém!
Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: SENHOR, quem creu na nossa pregação?
De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.
(Romanos 10.16,17)
Soli Deo Gloria

2 comentários sobre “Missões apesar de mim

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s