Prioridades

[uma outra abordagem desta narrativa]

O que são prioridades em nossa vida? Prioridade significa eleger o que vem em primeiro lugar, ou seja, o que mais importa para nós. Sei que se perguntar agora o que está em primeiro lugar em nossas vidas, todos ou a maioria responderia que é Deus, Jesus ou Reino de Deus. Mas, bem quero refletir é se realmente tudo isso é prioridade em nossa vida ou essa resposta está em automático pelo fato de vivermos em uma comunidade de fé.

 

Lucas 12. 22-34

Prioridade sobre a ansiedade
(12. 22-28)

Andar ansioso, pensando nos problemas é algo comum. Já vou dizendo que não quero dar margem para que se viva de maneira irresponsável, mas precisamos direcionar os nossos pensamentos em algo produtivo e viver preocupado não é nada produtivo. Jesus mostra que devemos aprender com a natureza com um olhar simples na vida a nossa volta de maneira que os animais e plantas, quando não tem intervenção humana, vive com todo os seus suprimentos. Assim, o que nos impede de pensar que Deus pode suprir todas as coisas em nossa vida?

Prioridade sobre o que buscamos
(12.29-30)

Não podemos viver inquietos como as pessoas incrédulas. O texto diz que as nações do mundo busca por bens materiais. Nós não podemos ser assim pelo simples fato de que Deus sabe de todas as coisas, sabe o que precisamos e dá a cada um conforme a vontade DELE. Claro que nossos empregos podem são oportunidades de sermos úteis e ainda manter nosso sustento, ainda assim não deve ser a prioridade! Não foi Deus quem abriu as portas para seu emprego? Costumamos dar graças a ELE quando conquistamos uma forma digna de ganhar dinheiro, mas Deus não está contente se você acaba lembrando DELE apenas quando adquire o emprego. E depois? De que forma demonstramos nossa gratidão?

Ter prioridade o Reino de Deus
(12.31-34)

Jesus ensina que devemos investir naquilo que não se acaba. Qual a dádiva de Deus que não tem vencimento, não se acaba? VIDA ETERNA! É nela que devemos investir nosso tesouro, ou seja, a vida com o Pai é a prioridade do cristão. Se você é de Cristo e teu emprego está tomando o lugar de Deus, algo está errado! Se você é de Cristo e a família está tomando o lugar de Deus, algo está errado! Assim é com qualquer coisa terrena: Namoro, faculdade, amigos, bens, oportunidades… se qualquer coisa nos toma o lugar de Deus é tão somente uma prioridade vã, algo corruptível que se desgasta com o tempo. Vida Eterna só em Jesus Cristo, é Ele o tesouro que devemos guardar em nossos corações.

“Para ter o Reino de Deus como prioridade em nossas vidas é preciso vencer o nosso EU!”

Ilustração: Regresso ao Lar

Depois de ter trabalhado na África por anos, um velho casal de missionários retornava aposentado. Não tinham pensão e estavam amedrontados. No mesmo navio estava o presidente Teddy Roosevelt vindo de uma expedição de caça. Ninguém prestava atenção no casal. Durante a viajem, o missionário disse à sua esposa: – está errado! Demos nossa vida em serviço a Deus e ninguém se importa conosco! Por outro lado, esse homem volta de uma viajem de divertimento e todo mundo se atira sobre ele. – Querido, você não deve se sentir assim! – respondeu a esposa. Ao chegar em Nova Iorque, uma faixa saudava o presidente. O prefeito e as autoridades estavam lá. Os jornais noticiavam sua chegada. Os missionários foram para um pequeno apartamento barato para, no dia seguinte, ver como ganhariam a vida. Naquela noite, o homem estava aborrecido e disse: – não concordo; Deus não está nos tratando de forma justa. Sua esposa respondeu: – Por que você não fala sobre isso com Deus? Pouco depois,ele saiu do quarto, e seu rosto estava mudado. Sua esposa perguntou-lhe: Querido, o que aconteceu? – Deus me tranquilizou. Contei-lhe que eu estava aborrecido por ver a festa feita pelo regresso do presidente ao lar e perceber que ninguém nos esperava. Então foi como se ele colocasse a mão sobre meu ombro e dissesse: – Mas vocês ainda não voltaram ao lar!

“… onde está o teu tesouro, alí estará o teu coração!”

 

Soli Deo Gloria

Um comentário sobre “Prioridades

  1. Anonymous disse:

    Muito interesante! é verdade se ainda não chegamos em casa então para que queremos festas e reconhecimentos de homens que talvez estejam festejando somente por obrigação. mas Deus não ele se alegra quando um filho seu sai e diz que Deus o ama acima de tudo. Muito Bem Léo que Deus possa está te abençoando e fazendo com que pessoas penser e viva mais com Deus. Até a próxima semana.

Os comentários estão desativados.