A natureza humana de Jesus

Lucas 4. 1-12

Há uma discussão teológica sobre a natureza de Deus. Não quero entrar nas expressões teológicas aqui, mas acredito em Jesus foi homem e é Deus (100% homem e 100% Deus). O texto bíblico aqui aplicado vai nos mostrar o quanto é importante compreender esta questão.

Em Lucas 4. 1-4 está escrito:

“E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto; E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não comeu coisa alguma; e, terminados eles, teve fome. E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão. E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus.”

Vamos analisar aspectos importantes desta narrativa:
1.O Espírito Santo o guia ao deserto;
2.Jesus foi tentado pelo diabo;
3.O diabo procura atingir a primeira carência natural de Jesus homem.

Se não pela força, quem sabe Lhe oferecendo poder! O inimigo da fé,por não ter conseguido sucesso tenta por outros meios e oferece a Jesus os reinos de toda a terra.

Lucas 4. 5-8

“E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo. E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero. Portanto, se tu me adorares, tudo será teu. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o SENHOR teu Deus, e só a ele servirás.”

A proposta do diabo era desviar Jesus do seu propósito. O poder é algo que corrompe muita gente. Humanamente falando, todos somos, de alguma forma atraídos pelo poder. Jesus foi provado vencendo esta segunda tentação porque Ele é Deus e nos ensina que nossa meta deve ser sempre servir ao nosso único Deus.

Em Lucas 4. 9-12, está escrito:

“Levou-o também a Jerusalém, e pô-lo sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; Porque está escrito: Mandará aos seus anjos, acerca de ti, que te guardem, E que te sustenham nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito está: Não tentarás ao Senhor teu Deus.”

Neste terceiro momento o diabo usa palavras bíblicas para tentar enganar Jesus. Jesus usa novamente a Sagrada Escritura como resposta. Temos diante de nós um combate entre entre o Rei dos reis e o derrotado. Claro que o inimigo é derrotado em Cristo Jesus. Mas o Jesus homem nos mostra que não estamos imunes a estas armadilhas e cabe a nós combater com a Palavra da vida.

Soli Deo Gloria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s