Arquiteto do Universo

Gênesis 1. 1- 4
No princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.

O início do livro de Gênesis traz o relato da criação. Esses quatro primeiros versículos falam da formação, descrevendo algumas características do recém-nascido planeta. A presença de Deus sobre a terra. A criação do sol e a divisão entre dia e noite.

Como disse, este é o relato da criação, mas eu gostaria de usá-lo como ilustração em algo que Deus tem falado ao meu coração nesses últimos dias. Recentemente escrevi uma mensagem com o título: Jesus provedor. Nela apresento como base da reflexão o milagre da multiplicação dos pães e peixes. Algo me chamou atenção quando fui estudar essa mensagem para aplicá-la em um culto. Foi o fato de Jesus ter orientado que os discípulos a organizar aquela multidão em grupos, para, assim realizar o milagre e suprir a necessidade daquele povo (cf. Lucas 9. 14). O milagre poderia ser realizado de diversas formas, porém Jesus pede que se organizem para receber a provisão divina.

Voltando para o texto em Gênesis, vemos claramente Deus como o ordenador de todas as coisas. Criou cada parte do universo, em nosso planeta, criou o habitat para o homem e os demais animais. Tudo foi criado em ordem! Mas o homem, não satisfeito, costuma tornar em desordem por achar que pode melhorar. Costumo dizer que o ser humano é o único animal capaz de destruir o próprio habitat. Infelizmente a destruição do homem não para por aí. É cada vez mais evidente e em maior proporção a capacidade do homem em destruir. Criação de armas, desenvolvimento do poder dominante, capitalismo massificante, coisificação do homem, egoísmo e uma das coisas que têm chamado atenção nos dias atuais, a desestruturação da primeira instituição criada por Deus: a família.

Assim, sem Deus, o homem se desumaniza e cria novas formas de convivência que estão muito distantes de ser a família criada por Deus. Consequentemente as gerações estão cada vez mais desumanas, vivendo cada um conforme o que lhe agrada e esquecendo-se de ler o manual de instruções do Criador, a Bíblia passa a ser um livro de contos que nem sequer merece atenção. O homem tem um potencial autodestrutivo e somente Deus pode dar ordem, reconstruir e dar uma verdadeira vida. Vida em abundancia!

Soli Deo Gloria

Um comentário sobre “Arquiteto do Universo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s