A Missão do Profeta (Arrependimento)

JONAS 3

Nas últimas vezes em que preguei, estive utilizando o livro de Jonas como base. Tenho visto a importância e a necessidade de pregar mensagens expositivas da Palavra de Deus pelo fato de acompanhar muitos crentes que se têm deixado levar por palavras vãs. Pregar a Palavra de Deus é minha obrigação e levar aos crentes a mensagem na íntegra em uma questão de compromisso com Deus.

Até o capítulo 3 a historia de Jonas vem cheia de acontecimentos especiais:
1. A teimosia de Jonas
2. A fuga
3. A tempestade que o mataria
4. A provisão de Deus em forma de peixe.

O poder da mensagem de Deus gera arrependimento ao povo

Vejamos o que o capítulo 3 nos ensina a respeito de arrependimento:
1. O arrependimento traz obediência – a começar em Jonas e depois em todo o povo de Nínive. Jonas evangeliza a grande cidade de três dias de caminhada em apenas um dia (cf. 3.3).

2. O arrependimento provoca mudança de atitude – o povo de Nínive reconhece estar no caminho errado e isso os leva a uma atitude de humilhação. Até o rei da cidade se arrepende e proclama leis para todo o povo (cf. 3.6,7).

3. O arrependimento alcança misericórdia – a vida de Jonas é um exemplo dessa misericórdia. Agora o povo de Nínive alcança a misericórdia de Deus: “E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha anunciado lhes faria, e não o fez” (3.10).

4. A bênção do povo foi a misericórdia de Deus! A misericórdia de Deus alcança a vida de Jonas. Jonas age segundo essa misericórdia anunciando a mensagem do PAI. Nossa misericórdia reflete Deus para a vida das pessoas. Isso é Evangelho!!!

Lucas 10. 30-37 (A Parábola do Samaritano)

E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo. E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo. Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão; E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele; E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar. Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira.

E Jesus Cristo nos diz hoje… Vai, e faze da mesma maneira!!!

Soli Deo Gloria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s