Evangelho segundo o Homem-Aranha

Texto de Paulo Felipe Almeida

Li o texto de um amigo (parceiro Léo) em seu site (palavrasdoleo.com.br), sobre o evangelho segundo os X-MEN, onde se encontram na trama dos personagens dos quadrinhos elementos que nos levam a relacionar nossa luta contra os falsos profetas. O bem contra o mal. Os cristãos contra tudo que vai de encontro a Deus. Não pude deixar de copiar o bom exemplo de Léo e por esses dias de férias assistindo o filme “Homem-Aranha 2”, me deparei com uma frase que já ouvi várias vezes no universo dos filmes, desenhos e quadrinhos do herói Aracnídeo da Marvel: “Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”. A frase chamou minha atenção, relacionando-a a um texto bíblico. Assim como Léo falou direcionado aos X-MEN em seu artigo: Não quero de maneira alguma insinuar que o enredo de “Homem-Aranha” saiu das Escrituras Sagradas, mas a frase me lembrou do texto de Atos 1.8 que diz:

“Mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra” (Atos 1:8)

A frase do filme encontra seu contexto quando Peter Parker (o Homem-Aranha) fica muito empolgado com a descoberta de seus novos poderes e, no início, pensa somente em como ganhar dinheiro com eles. Levado por esses pensamentos individualistas, não faz o mínimo esforço para impedir a fuga de um ladrão, que logo depois viria a matar seu tio Ben. Quando descobre que o assassino do tio é o bandido que poderia ter detido sem dificuldades, se vê tomado por um sentimento de culpa que traz uma dura lição: “Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”. A partir de então, começa a utilizar seus poderes para combater o crime na cidade de Nova York.

Já o texto de Atos nos mostra as palavras de Jesus num contexto em que, quando o Espírito Santo de Deus habitar em nossas vidas, devemos estar habilitados para testemunhar de seu evangelho. É incrível como muitos de nós recebem o poder do Espírito Santo, aceitando a Cristo em nossas vidas, mas não atentamos para o fato de que esse “aceitar” a Cristo é uma missão que nos traz grande responsabilidade.

Nós devemos saber que o evangelho, além de ser uma dádiva, ser Graça de Deus para nossas vidas nos traz sim muita responsabilidade. O texto de Efésios 5.15-17 diz o seguinte: “Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não sejam como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, por que os dias são maus. Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender a vontade do Senhor.” – Quando Paulo aqui se refere aos “dias maus”, está comunicando seu senso de urgência por causa do poder de influência do pecado. E hoje, estamos nesses dias maus. E nós devemos assim como os “heróis” lutar contra esse mal.

Devemos ser pensar que precisamos testemunhar, exteriorizando o valor de nossa fé, e sendo testemunhas poderemos anunciar a verdade de Deus para vida das pessoas até os confinas da terra. E aí? Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades? Peter Parker percebeu isso e assumiu sua responsabilidade. Será que nós estamos preparados para assumir a responsabilidade de testemunhar daquilo que Deus fez, faz e fará por nós? Que assumamos nossa responsabilidade.

Abraços a todos e Amém!

4 comentários sobre “Evangelho segundo o Homem-Aranha

  1. Farley disse:

    Muito bom Paulo Felipe! Que o Pai nos dê forças para assumir todas as responsabilidades e implicações de viver de acordo com o poder que Ele nos dá, através do Seu Espírito, sendo testemunhas em todo e qualquer lugar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s