Atitude!!!

Falar de atitude olhando para a Palavra de Deus é algo desafiador. O em toda a Bíblia somos chamados a uma postura, uma posição e sair de onde estamos nem sempre é fácil. A carta de Paulo aos romanos foi uma forma de preparar o povo da igreja de Roma para sua chegada. Está claro na carta o foco no ensino doutrinário de Paulo e, assim, a necessidade que este povo tinha de assimilar o cristianismo às suas vidas. Seria diferente hoje? Ainda precisamos assimilar muito do que a Palavra de Deus nos ensina, por isso a Palavra nunca se desgasta com o tempo. A exemplo do romanos somos desafiados a tomar atitudes que fazem toda a diferença na vida do povo de Deus.

Romanos 12. 9 – 21

9 O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.10 Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.11 Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;12 Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;13 Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade;14 Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis.15 Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;16 Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos;17 A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.18 Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.19 Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.20 Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.21 Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.

Neste texto somos desafiados a tomar atitudes em amor nos relacionamentos interpessoais e intrapessoais. A comunicação interpessoal é um método de comunicação que promove a troca de informações entre duas ou mais pessoas. Comunicação intrapessoal é a comunicação que uma pessoa tem consigo mesma – corresponde ao diálogo interior onde debatemos as nossas dúvidas, perplexidades, dilemas, orientações e escolhas.

Vejamos quatro atitudes que precisamos tomar na vida como corpo de Cristo:

I.Tudo em amor
Amor não fingido é uma expressão muito forte! E caracteriza a existência de um amor assim na vida da igreja. O fato de Paulo tocar neste assunto deixa claro o quanto somos tentados a forjar, ou seja, a fingir um amor relacional. Claro que é muito mais fácil fingir amar. Amar é deixar o nosso eu pelo outro.
“Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos.” (1 João 3:16-17)

II.O serviço ao Senhor
Ter atitude de servo. Servir com fervor é participar das tribulações e não se abalar, ser perseverante. No sevirço ao Senhor sofremos desgaste e constantemente pensamos em desistir ou até desistimos. Paulo orienta os crentes de Roma a continuar no serviço em alegria, paciência e oração. Veja que cada um desses pontos são de extrema importância na vida da igreja. A falta de alegria, de paciência e principalmente de oração se reflete na vida do crente, esse reflexo influencia negativamente nossos irmãos.

III.Juntos somos mais
Hospitalidade… esse é um dom pouco procurado. Temos uma pluralidade religiosa em nosso país e em algumas religiões há uma busca desenfreada pelos chamados dons do Espírito Santo, porém o dom de hospitalidade é negligenciado por muitos crentes. Estar junto e abençoar o que nos persegue é uma atitude bíblica invertida pelo mundo. O que aprendemos hoje é revidar quando “pisam em nosso calo”. Outra atitude que a bíblia contraria o mundo é a humildade e na igreja deve-se evitar a arrogância e assim viver em paz uns com os outros.

IV.Deus é o justo juiz
Mais uma vez Paulo insistentemente fala sobre como deve-se reagir diante daqueles que são nossos inimigos. Fazer o bem aquele que nos quer mal, faz sua consciência pesar. O que se espera quando alguém faz algum mal é a vingança, isto é ensinado até em desenhos infantis, porém a Bíblia nos chama para uma atitude diferenciada. Assim é o Reino de Deus. O bem prevalece sobre o mal…

“Por isso também rogamos sempre por vós, para que o nosso Deus vos faça dignos da sua vocação, e cumpra todo o desejo da sua bondade, e a obra da fé com poder;” (II Tessalonicenses 1. 11)

Soli Deo Gloria

2 comentários sobre “Atitude!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s