TUDO PARA UM PROPÓSITO

[Mensagem aplicada em culto ecumênico para turma de formandos em biologia UPE 2011.2]

O relato da criação contido na Palavra de Deus deixa um importante recado à humanidade. Quero deixar claro que meu objetivo aqui não é abrir uma discussão sobre a criação e evolução, apenas vou partir do princípio bíblico que para mim é suficiente fonte do tema aqui abordado.

Gênesis 1

Há lugar para cada um na criação de Deus, se há lugar é pelo fato de existir propósito, então vejamos alguns:

I. O propósito dos animais
Podemos levar em consideração que esta passagem segue o sexto dia da criação. Todo tipo de vegetação já havia sido criada, as aves e animais marinhos. No relato da criação temos menções de que Deus criou os animais com propósitos específicos e há uma divisão entre selvagens e domésticos, tudo segundo sua espécie, ou seja, para que cada animal cumprisse seu propósito de existir aqui na Terra.

II. A imagem de Deus
Ainda no sexto dia Deus cria o homem, que é descrito no texto como a imagem e semelhança do Criador. Como mensurar a imagem de Deus? A homem ou a humanidade foi criada naturalmente semelhante a Deus, porém na condição de pecado, ou seja, afastar-se de sua natureza, o homem distorce a própria imageme foge à semelhança de Deus.

III. A responsabilidade do homem
Foi dado ao homem a responsabilidade de multiplicar e sujeitar a Terra. Isso é o propósito básico da existência. Multiplicar (isso fazemos bem) e sujeitar que é tão submeter a Terra, porém a humanidade foge aos propósitos ao destruir a criação. Em toda a criação cada animal criado com funções e o animal homem cuidar de tudo e não destruir. O homem foge à sua natureza e despreza a imagem de Deus ao descumprir seus propósitos, o animal homem é o único animal na Terra que consientemente destrói o seu lar, seu habitat natural e ainda somos considerados racionais.

Ter uma consciência ecologica é muito mais do ser partidário em alguma boa causa, mas é cumprir parte do propósito da existência. Cuidar do meio natural em que vivemos é valorizar toda a criação é servir a Deus e ter uma vida harmoniosa com toda a vida à nossa volta.

Já pensou se a humanidade colocasse em prática estes ensinos? Infelizmente ainda falta muito para que o homem compreenda esses valores, por mais que sejam tão claros e lógicos. Quero que reflita sobre o texto estudado e busque a reconciliação com Deus, ser a imagem de Deus, pois Ele sabe exatamente o propósito para nossas vidas!

Soli Deo Gloria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s