Herrar é u mano (justificar erros)

É de se esperar, que sempre quando erramos, temos o costume de procurar justificativas para tentar provar que a culpa não é nossa. O problema maior não é quando procuramos justificativas, e sim quando encontramos as justificativas e nunca mais nos afastamos delas!

Quando alguém erra, nós temos uma incrível facilidade em enxergar os motivos do erro, ou que tenha levado a pessoa a errar. Porém quando o erro é nosso, tudo parece ficar tão obscuro e o mais fácil é oferecer desculpas ou se possível for colocar  culpa em alguém…

  • A culpa é do meu pai;
  • A culpa é do sistema;
  • A culpa é do governo;
  • A culpa é do técnico;
  • A culpa é dos jogos e filmes violentos;
  • A culpa é das estrelas (hahaha);
  • E na falta de quem culpar, se diz: errar é humano!

Está escrito na Palavra de Deus em 2 Timóteo 3.16,17:

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.

Sei que erramos, porém é mais importante e mais sábio buscar correção e evitar os erros do que viver gastando energia para as desculpas. O escritor desta carta a Timóteo era um sujeito com um passado um tanto sujo e nem por isso ficou gastando tempo tentando justificar suas ações anteriores. Segue as palavras do próprio Paulo:

“Na verdade, a mim me parecia que muitas coisas devia eu praticar contra o nome de Jesus, o Nazareno; e assim procedi em Jerusalém. Havendo eu recebido autorização dos principais sacerdotes, encerrei muitos dos santos nas prisões; e contra estes dava o meu voto, quando os matavam. Muitas vezes, os castiguei por todas as sinagogas, obrigando- os até a blasfemar. E, demasiadamente enfurecido contra eles, mesmo por cidades estranhas os perseguia.” [Atos 26.9-11]

Pois é, o cara não era nenhum exemplo de politicamente correto e se transforma uma ferramenta nas mãos de Deus levando o Evangelho ao alcance de muitos perdidos. Mas como pode um homem todo errado estar habilitado para o serviço de Deus? A resposta está em 2 Timóteo…

  1. Toda a Escritura é inspirada por Deus;
  2. Útil para o (a):
    1. Ensino;
    2. Repreensão;
    3. Correção;
    4. E educação na justiça;
  3. Para que o homem de Deus seja perfeitamente habilitado para toda boa obra.

Quando se é cristão, nossa principal fonte de saber deve ser a Palavra de Deus, assim nossas energias serão investidas na prática daquilo que nos habilita a viver a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.

Dizem por aí que errar é humano e persistir no erro é tolice; ou errar é humano e assumir o erro é ter caráter; e até que errar é humano e colocar a culpa na pessoa ao lado é estratégico (!). O que realmente sei é que os seres humanos erram e às vezes acertam, o que nos torna imperfeitos. É desta maneira que precisamos de um modelo perfeito – Cristo Jesus, este modelo encontramos na Bíblia Sagrada, portanto “BIBLIFIQUE-SE”!

Soli Deo Gloria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s