Eu louvo, tu louvas e ele?

O que é louvar ao Senhor? Provavelmente nossa resposta está muito além de louvores com músicas. É verdade que pode-se louvar de maneira musical, porém nem todo louvor é musical. Nos Salmos temos várias demonstrações de louvores com músicas tanto pela cultura de um povo que festeja ao som de instrumentos como pela importância da influência pedagógica que a música tem em nossas vidas.

Ao pensar em louvores com cânticos em nossos dias, chegamos ao ponto de que os grupos de louvores com músicas, muitas vezes, andam distantes da proposta bíblica de adoração.

O salmista apresenta o louvor e a postura do adorador!

Salmos 150

1 Aleluia! Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento, obra do seu poder. 2 Louvai-o pelos seus poderosos feitos; louvai-o consoante a sua muita grandeza. 3 Louvai-o ao som da trombeta; louvai-o com saltério e com harpa. 4 Louvai-o com adufes e danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com flautas. 5 Louvai-o com címbalos sonoros; louvai-o com címbalos retumbantes. 6 Todo ser que respira louve ao SENHOR. Aleluia!

  1. Onde louvar (1)

O salmista abre esta doxologia apontando locais onde deve-se dar louvores a Deus. E é em TODO lugar! Além de colocar em primeiro lugar o santuário de Deus, o salmista declara que o louvor deve-se ser feito no firmamento, ou seja, em todo local. Baseado em Gênesis 1.6-8, o firmamento é o céu.

  1. Motivos para louvar (2)

Será que todos os dias temos razões para louvar a Deus? Aqui são apresentadas duas razões de infinitas possibilidades. Primeiro o louvor deve ser feito pelos atos poderosos de Deus, e a Palavra está repleta desses atos, além de nossas vidas que também tem vários reflexos dos atos poderosos de Deus! Segundo, o louvor deve ser dado segundo a grandeza de Deus, ou seja, se Deus é grandiosamente excelente assim também deve ser o louvor dirigido a Ele.

  1. Instrumentos para louvar (3-5)

Esta seção do Salmo é muito interessante, pois envolve uma série de meios para o louvor musical. Incui: instrumentos de sopro, instrumentos de corda, danças (que neste caso é feita pelo povo em adoração e não apenas uma coreografia para entretenimento de outros), instrumentos de percussão e instrumentos de metal (o que me leva a pensar qual seria o motivo de igrejas proibirem a bateria!).

  1. Quem deve louvar (6)

E ao final deste Salmo é apresentado que tipo de pessoa deve adorar a Deus. O texto diz que é todo ser que respira, ou seja, se você considera-se um ser em ao ler este texto está respirando, então adore ao Senhor!!!

É preciso ter vida de adoração para cantar, tocar e fazer adoração!

Soli Deo Gloria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s