Chaves – humor inocente para quem é inocente

Na última semana o ator Roberto Gómez Bolaños, o Chaves, morreu aos 84 anos. Amigos de longa data sabem minha opinião a respeito do seriado Chaves e ela não é boa!

Algumas curiosidades listadas pela blogueira Cristina Castro (Kika Castro): Sílvio Santos comprou cada episódio de Chaves, no primeiro contrato de cinco anos, por míseros US$ 250, que depois passaram para US$ 500. Era o ano de 1981, quando a TVS, precursora do SBT, foi criada. Antes de comprar os episódios, SS os exibiu para um grupo de diretores, que acharam a produção péssima, as piadas fracas, e apostaram que o programa seria um fiasco. Mesmo com o “não” do grupo, SS resolveu comprar um pacote de 250 episódios de Chaves e Chapolin.”

Assim surgiu no Brasil um dos seriados de maior audiência da TV aberta. Mas voltando a falar da minha opinião… Chaves é considerado por muitos uma espécie de humor inocente, onde não há coisas como palavrões e corpos à mostra. Será mesmo?

Adultos que fazem papel de crianças encenam um relacionamento em volta do garoto que mora num barril – uma sátira ao filósofo grego chamado Diógenes (323 a.C.) que, conta a história, vivia pelas ruas e morava dentro de um barril evitando qualquer tipo de luxo. Diógenes era visto pelas ruas carregando uma lamparina dizendo estar a procura de um homem honesto.

Diferente de Diógenes que satirizava a busca por honestidade, Chaves é uma sátira à vida dos menos favorecidos de uma vila em que a mentira é o tom maior da série. Embarcados por uma proposta de práticas de “mentiras justificáveis”, do “sem querer querendo” à ocultação de provas, o seriado ensina que tudo termina bem quando se esconde a verdade ou até ser engraçado mentir por brincadeira.

Em Provérbios 26.18,19 lê-se o seguinte: “Como o louco que lança fogo, flechas e morte, assim é o homem que engana a seu próximo e diz: Fiz isso por brincadeira.” O sábio autor de provérbios afirma que aquele que mente por brincadeira é como um assassino! Seria mesmo um “humor inocente”? É claro que muitos vão contestar que há ensinos de honestidade, respeito, amizade e amor ao próximo em Chaves e que nenhum adulto que cresceu assistindo, tornou-se um serial killer! Eu também acompanhei alguns episódios e critico conhecendo o conteúdo da série.

Ninguém precisa concordar com o que falei até agora. Só quero trazer uma reflexão a tudo aquilo que entregamos como entretenimento aos nossos filhos, principalmente aqueles entretenimentos considerados inocentes. Só creio que ensinar crianças a mentir não seja algo positivo e nem tampouco inocente. Está escrito em Zacarías 8.16: “Eis as coisas que deveis fazer: Falai a verdade cada um com o seu próximo, executai juízo nas vossas portas, segundo a verdade, em favor da paz.”

Agora, o que hoje em dia é realmente inocente?

3 comentários sobre “Chaves – humor inocente para quem é inocente

  1. Filipe disse:

    “garoto que mora num barril – uma sátira ao filósofo grego chamado Diógenes”

    Na verdade, Chaves não morava no barril !!!

    É um erro comum pensar assim, mas o próprio nome do seriado mostra que não: “El Chavo del Ocho” (O Chaves do Oito), e em um episódios mostra diálogos em que perguntam a ele se mora num barril e ele responde: Claro que não, eu moro no número 8 !!

    A questão da apologia à mentira realmente é algo muito importante, e que acabamos rindo e aceitando sem perceber. Realmente me abriu os olhos ler sobre esse erro tão nocivo do seriado, que é passado sutilmente.

    Discordo de que é inocente quem o considera um humor inocente. É um humor inocente por abordar coisas infantis, mas não significa que não tenha erros no que é ensinado, e é inegável que o seriado transmite sim muitos ensinamentos louváveis.

    Por fim, um trecho do seriado em que se exalta a Jesus:

  2. edson disse:

    SEM CONTAR MEU CARO IRMÃO, DAS CENAS E QUE DONA FLORINDA A TODO INSTANTE AGRIDE SEU MADRUGA COM TAPAS, E AS OFENSAS SOFRIDAS PELO GAROTO QUE É GORDO, E A DONA FLORINDA APELIDADA E RIDICULARIZADA DE BRUXA, SE FORMOS CONTINUAR IREMOS LONGE…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s