Ortodoxia

Em uma livre busca por significados, temos:

Ortodoxo é aquele que segue fielmente um princípio, uma norma ou uma doutrina. Do grego “orthos” que significa “reto” e “doxa” que significa “fé”. É o que está em conforme com a doutrina religiosa tida como verdadeira.

Ortodoxo é uma expressão usada para fazer referência a algo rígido, tradicional, que não evolui, que é conservador, que não se adapta nem admite novos princípios ou novas ideias. É aquele que está em conformidade com os princípios tradicionais de qualquer doutrina.

Munidos destas considerações, quero refletir sobre verdade, se realmente conhecemos a verdade e se, consequentemente, representamos a verdade. Está escrito: (João 8:31-32) “Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” Interessante que há uma igreja que carrega este versículo 32 em seu slogan e vive acumulando mentiras em sua doutrina colcha de retalhos!

Veja o que diz a Palavra de Deus em 2 Pedro 1:16-21:

Porque não vos demos a conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo seguindo fábulas engenhosamente inventadas, mas nós mesmos fomos testemunhas oculares da sua majestade, pois ele recebeu, da parte de Deus Pai, honra e glória, quando pela Glória Excelsa lhe foi enviada a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Ora, esta voz, vinda do céu, nós a ouvimos quando estávamos com ele no monte santo. Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração, sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.

A Segunda Epístola de Pedro foi escrita a todos os cristãos do seu tempo. Ela trata de falsas doutrinas que estavam sendo espalhadas entre eles. Os falsos mestres não somente ensinavam coisas erradas como também se entregavam a todo tipo de imoralidades e vícios e procuravam arrastar os outros consigo. O apóstolo avisa os leitores do perigo que eles corriam e os anima a ficarem firmes na fé e na vida de pureza e dedicação a Deus. Esses falsos mestres também zombavam da esperança que os cristãos tinham de que Cristo iria voltar; por isso, o apóstolo afirma que, de fato, o Senhor voltará.

Considero esta carta como um sintético guia para práticas do dia-a-dia da igreja. Veja o que está escrito um pouco antes em 2 Pedro 1:5-8: “5 por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; 6 com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; 7 com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor. 8 Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.”

Voltando ao texto base desta nossa reflexão, vejo que…

Pedro afirma a autoridade de sua proclamação, sua importância e a fonte de seu conhecimento

Autoridade das Escrituras (vs. 16-18)

A base do discurso de Pedro é estabelecida na experiência vivida ao lado de Jesus. Assim, no verso 16 deixa bem claro que não se trata de palavras inventadas, nem tampouco fabulas criadas para impressionar. Logo em seguida apresenta o relato da narrativa que conhecemos como monte da transfiguração, conforme Marcos 9:5-7: Então, Pedro, tomando a palavra, disse: Mestre, bom é estarmos aqui e que façamos três tendas: uma será tua, outra, para Moisés, e outra, para Elias. Pois não sabia o que dizer, por estarem eles aterrados. A seguir, veio uma nuvem que os envolveu; e dela uma voz dizia: Este é o meu Filho amado; a ele ouvi. Então ele atesta a legitimidade de ter convivido com Jesus.

Ação das Escrituras em nós (vs. 19)

Em uma palavra num formato poético, Pedro aponta a ação da Palavra naqueles que buscam ele diz: …fazei bem em atendê-la. É neste clima de ouvir a Mensagem nela contida que traz luz a corações mergulhados em trevas e consequentemente atesta para a luz maior, o sol simbolizado como a estrela da manhã conforme disse Jesus a João em Apocalipse 22:16: Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã.

A fonte do saber das Escrituras (vs. 20-21)

Mais uma vez ele atesta a legitimidade da Escritura, desta vez dizendo que o que está escrito não é coisa da cabeça deles como que de inspiração humana. E mesmo escrito por homens aquilo que eles relataram vem de Deus e dirigidos pelo Espírito Santo.

Não me resta duvidas quanto à autoridade das Escrituras. É pela fé que creio assim na certeza que a revelação foi nos entregue através dessas vidas usadas por Deus para transmitir sua vontade. Foi pela fé e obediência que esses homens escreveram o que hoje temos como livro Sagrado e somente pela fé e obediência que a Palavra prevalece em nós. Será que hoje somos capazes de defender com toda veemência as Sagradas Escrituras? E será que conhecemos o suficiente para tal?

{Biblifique-se}

Soli Deo Gloria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s