“Por inteiro”

Como seria sentir-se pela metade? Ou como nos sentimos quando algo muito importante nos falta? “Por inteiro” é uma expressão que traz uma proposta de completude, totalidade e viver assim, para muitas pessoas é algo inalcançável! Vivemos em tempos onde é nos apresentado uma ideia de que para ser feliz é preciso ter tudo aquilo que o dinheiro pode comprar e neste constante crescimento de redes sociais, as pessoas se vêem quase que obrigadas a transmitir quem elas exatamente não são. O que se vê, então, são publicações da caricatura de si onde tenta-se transmitir a informação de que a vida é perfeita.

Na Palavra de Deus e especialmente nos tempos em que Jesus caminhou sobre a terra nao haviam redes sociais virtuais, mas sim gente que convivia com gente! E no meio das camadas sociais haviam pessoas insatisfeitas, incompletas e com certeza uma rede social que sentia-se assim eram os religiosos. Vejamos este dialogo em Lucas 10.25-29:

25 E eis que certo homem, intérprete da Lei, se levantou com o intuito de pôr Jesus à prova e disse-lhe: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? 26 Então, Jesus lhe perguntou: Que está escrito na Lei? Como interpretas? 27 A isto ele respondeu: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 28 Então, Jesus lhe disse: Respondeste corretamente; faze isto e viverás. 29 Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: Quem é o meu próximo?

A busca pela vida eterna leva um homem religioso a receber de Jesus o guia para viver por inteiro.

  1. A busca pela eternidade

Este homem do versículo 25 não tem nome. O que nos cabe saber dele é que conhecia a Lei, era um religioso, e como qualquer religioso dos nossos dias, é o tipo de pessoa mais preparado para burlar a fé. A narrativa diz que o intuito deste homem era colocar Jesus à prova e desta maneira ele interroga o Mestre.

A resposta interrogativa de Jesus leva o religioso a experimentar em palavras o cerne da Lei, pois era comum que um interprete da Lei fosse alguém bom com as palavras e ruim com a pratica e ninguém é feliz assim, ninguém é completo assim…

  1. A lei do amor (por inteiro)

A resposta do religioso no versículo 27 está cheia de conhecimento, só que provavelmente vazia de sentido. Aquele homem conhecia a vontade de Deus, mas infelizmente a Verdade Eterna não “saltava” do texto para seu interior. Há um cenário parecido em que Jesus é interrogado a respeito dos mandamentos, vejamos:

28 Chegando um dos escribas, tendo ouvido a discussão entre eles, vendo como Jesus lhes houvera respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o principal de todos os mandamentos? 29 Respondeu Jesus: O principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor! 30 Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. 31 O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. (Marcos 12.28-31)

Estar, ou melhor, viver por inteiro é compreender e praticar todo o real sentido deste amor, um amor sem fronteiras, sem amarras. Um amor único e supremo ao nosso Deus e um amor multidirecionado que parte de nós para nós e de nós para todos à nossa volta!

  1. A falta desse amor (pela metade)

Uma das maravilhas da Revelação é nela conter bons e maus exemplos. Aqui chegamos ao versículo 28, onde Jesus diz que a prática destes dois mandamentos traz vida. Logo o versículo que segue apresenta a incapacidade que o religioso tem em enxergar o próximo.

Neste capitulo do Evangelho de Lucas, após este texto, Jesus traz a conhecida parábola do samaritano que fora assaltado e largado pela estrada. Esta parábola representa um mundo em que as redes sociais nos afasta do “próximo”. Não nos sentimos completos por que não amamos ao nosso Deus com toda nossa força e nem com todo o nosso entendimento e consequentemente nos sentimos incompletos por que sequer conhecemos o próximo, como então amá-lo?

Ame Deus por inteiro e distribua este amor em sua rede social real! Assim, a vida será completa!

Soli Deo Gloria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s