Luz e trevas

Considero de extrema importância, ao falar de luz, também alertar a respeito das trevas. O antagonismo de um assunto estudado é sempre de grande valia para o melhor entendimento. Assim como para compreender nossa saúde é preciso saber o que nos causa algum mal, ou quando se aprende o que é respeito e “automaticamente” sabe-se o que desrespeito. Na Bíblia há também comparações antagônicas como a historia de Jó que reconhece a soberania de Deus no muito e no pouco ou quando o próprio Jesus ensina a respeito de dinheiro diz: “Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito.” (Lucas 16.10)

Vamos ver o que Paulo escreveu  respeito de luz e trevas em 2 Coríntios 6.14-18:

14 Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas?15 Que harmonia há entre Cristo e Belial? ou que parte tem o crente com o incrédulo?16 E que consenso tem o santuário de Deus com ídolos? Pois nós somos santuário de Deus vivo, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.17 Pelo que, saí vós do meio deles e separai-vos, diz o Senhor; e não toqueis coisa imunda, e eu vos receberei;18 e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso.

  1. Jugo desigual

2 Coríntios, que é uma carta doutrinária à igreja, ou seja, nela são aplicados princípios e valores para a vida de uma comunidade de fé de um povo que se diz cristão, assim cabe a nós. No versículo 14 somos colocados frente a duas interrogações comparativas: de um lado temos a justiça e luz; e do outro lado temos injustiça e trevas.

Aqui a proposta pedagógica de Paulo é muito simples e direta. Ninguém pode dizer que é luz e agir de maneira injusta, assim como ninguém pode se dizer justo e viver em comunhão com as trevas. Ambos estariam em contradição! Assim devemos ter muito cuidado em todos os nossos relacionamentos, pois em muitos casos somos coniventes com a injustiça a qual reina as trevas. Está escrito: “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz, nisto está pecando.” (Tiago 4.17)

  1. Santuário de Deus

Nos próximos versículos as comparações continuam, dessa vez do “lado direito” temos: Cristo, crente e santuário de Deus; e do “lado esquerdo” temos: Belial, incrédulo e ídolos. Se realmente somos santuário de Deus, então não deve haver nenhuma possibilidade de harmonia entre esses dois lados. Veja que de um lado o ponto principal é Jesus e do outro Belial ou o Maligno (outras versões), assim não ha meio termo, ou é ou não é! É impossível servir a dois senhores (cf. Mateus 6.24).

Conforme a parte b do versículo 16, que diz: “Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo”. Temos uma enorme honra e ao mesmo tempo uma responsabilidade gigante que é ser povo de Deus e habitat dEle! Será que nossas atitudes revelam tamanha honra e responsabilidade em ser casa de Deus? Ao saber que Deus está entre nós, isso nos traz algum desconforto? Se sim… esta casa ainda precisa de reforma!

  1. A vontade de um Pai

O versículo 17 é um chamado à santidade. A separação aqui se completa no sentido do texto que vai desde não andar em jugo desigual; não amar o mundo; não ter comunhão com o pecado e nem com pecadores. Isto é ser santo ou separado. Para viver assim temos o maior exemplo que é Jesus. E para que não sirva como argumento de que é impossível ser santo ou proclamar o evangelho sem nos aproximar dos pecadores, Jesus Cristo viveu entre pecadores mas não viveu em pecado. A expressão “não toqueis” deste versículo deixa claro a possibilidade e facilidade que temos de nos contaminar ao pecado.

Por fim, o escritor Paulo apresenta esta vontade de Deus que é o reconhecimento de seus filhos em nós, como foi com o profeta Oséias no capítulo 1, versículo 10. A vontade de todo bom pai é que seu filho obedeça e ande nos caminhos que ele considera benéfico para a sua vida. Da mesma forma o nosso Deus que é bom, alias, Deus é boníssimo, quer o melhor para seus filhos. Assim está escrito: “Pois todos os que são guiados pelo Espirito de Deus são filhos de Deus” (Romanos 8.14).

Simples assim!

Soli Amori Christi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s