Salmos de Alegria {Parte 4}

Até aqui, na série Salmos de Alegria, refletimos exclusivamente em Salmos feitos por Davi. A partir do Salmo 107, temos o que chamamos de “Salmos de louvor”, a expressão salmo significa poema ou canção e vimos até aqui que nem todas essas canções foram desenvolvidas com o teor de louvor, pois são uma expressão do que Davi e os demais autores sentiam.

No Salmo que vamos ver agora, vamos perceber júbilo e ações de graça, pois fora criado por adoradores que dirigiam-se ao templo após o término do exílio, ou seja, aqui o povo se vê livre e canta feliz em direção ao templo.

Nós somos livres e estamos no templo, aliás, somos o templo! Mas porque muitos de nós não estamos felizes?

Veja o que está escrito no Salmo 118:

1 Rendei graças ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre. 2 Diga, pois, Israel: Sim, a sua misericórdia dura para sempre. 3 Diga, pois, a casa de Arão: Sim, a sua misericórdia dura para sempre. 4 Digam, pois, os que temem ao SENHOR: Sim, a sua misericórdia dura para sempre. 5 Em meio à tribulação, invoquei o SENHOR, e o SENHOR me ouviu e me deu folga. 6 O SENHOR está comigo; não temerei. Que me poderá fazer o homem? 7 O SENHOR está comigo entre os que me ajudam; por isso, verei cumprido o meu desejo nos que me odeiam. 8 Melhor é buscar refúgio no SENHOR do que confiar no homem. 9 Melhor é buscar refúgio no SENHOR do que confiar em príncipes. 10 Todas as nações me cercaram, mas em nome do SENHOR as destruí. 11 Cercaram-me, cercaram-me de todos os lados; mas em nome do SENHOR as destruí. 12 Como abelhas me cercaram, porém como fogo em espinhos foram queimadas; em nome do SENHOR as destruí. 13 Empurraram-me violentamente para me fazer cair, porém o SENHOR me amparou. 14 O SENHOR é a minha força e o meu cântico, porque ele me salvou. 15 Nas tendas dos justos há voz de júbilo e de salvação; a destra do SENHOR faz proezas. 16 A destra do SENHOR se eleva, a destra do SENHOR faz proezas. 17 Não morrerei; antes, viverei e contarei as obras do SENHOR. 18 O SENHOR me castigou severamente, mas não me entregou à morte. 19 Abri-me as portas da justiça; entrarei por elas e renderei graças ao SENHOR. 20 Esta é a porta do SENHOR; por ela entrarão os justos. 21 Render-te-ei graças porque me acudiste e foste a minha salvação. 22 A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular; 23 isto procede do SENHOR e é maravilhoso aos nossos olhos. 24 Este é o dia que o SENHOR fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele. 25 Oh! Salva-nos, SENHOR, nós te pedimos; oh! SENHOR, concede-nos prosperidade! 26 Bendito o que vem em nome do SENHOR. A vós outros da Casa do SENHOR, nós vos abençoamos. 27 O SENHOR é Deus, ele é a nossa luz; adornai a festa com ramos até às pontas do altar. 28 Tu és o meu Deus, render-te-ei graças; tu és o meu Deus, quero exaltar-te. 29 Rendei graças ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.

O povo de Deus se alegra na certeza de que Sua misericórdia dura eternamente!

  1. Felicidade é louvar ao Senhor

Os versículos 1 e 29 são o “pão desse sanduíche de louvor”! Um chamado ao exercício da gratidão a Deus tão só e simplesmente pela sua bondade e misericórdia infinda. Ao todo este Salmo na tradução Almeida Revista e Atualizada contém 414 palavras, onde “Senhor” repete 28 vezes, além de “Deus” que repete 3 vezes nos últimos versículos.

Retornando aos 4 primeiros versículos, onde somos convidados a render graças a Deus. Primeiro o convite de reconhecimento é dado à nação escolhida (vs. 2), logo em seguida (vs. 3) o convite é feito à família de Arão, este que segundo Êxodo 28 e 29 fora consagrado sacerdote entre o povo de Deus que saíra do Egito e logo mais (Êxodo 32) atende à infidelidade do povo e constrói um bezerro de ouro, promovendo um culto pagão, então Moisés entra em cena e clama pela misericórdia do Senhor, que renova Sua aliança (Êxodo 34).

Já no versículo 4 do Salmo 118, são convidados ao reconhecimento da misericórdia do Senhor todos os que O temem, isto se estende a nós hoje!

  1. Felicidade é saber que Deus está conosco em todos os momentos

Agora o grande bloco de versículos que vai do 5 ao 21 é onde o povo de Deus admite o socorro do Senhor em dias de angústia, onde é preciso confiar nos livramentos de Deus (vs. 5-13). Interessante é o contraste que podemos observar nos versículos 8 e 9 em que declaram que o refúgio no Senhor é melhor que confiar em homens e consequentemente em príncipes. A grande e triste verdade dos dias atuais é que a maioria dos homens buscam refúgio em diversos lugares e ainda esperam que a solução para as questões da vida venham de homens. Talvez esse seja parte dos motivos de tantas doenças ligadas à alma…

Os versos 14 a 21 trazem com propriedade a experiencia de um povo que viveu atos de livramento de Deus. É curioso o entendimento aqui de soberania de Deus, onde no versículo 18, o Salmo declara a expressão “castigo de Deus”, em que o povo reconhece que tudo o quanto passara foi um processo pedagógico em consequência de seus atos diante de Deus.

  1. Felicidade é ter certeza da salvação

Esses versículos finais deste Salmo são ocnsiderados de extremo valor ao Novo Testamento. Esse conteúdo messiânico (vs. 22,23) que o próprio Jesus Cristo citou em Mateus 21.42: Perguntou-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular; isto procede do Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos? Esta expressão – Pedra angular ou de esquina se repete em outros momentos do NT (Atos 4.11; Efésios 2.20; 1 Pedro 2.7).

Já os versículos 25 e 26 traz esta expressão proclamada pela multidão em Mateus 21.9: E as multidões, tanto as que precediam, como as que o seguiam, clamavam: Hosana ao filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas. Hosana significa: SALVA  AGORA!

Os versos finais (vs. 27-29) apontam para uma festa de adoração, ações de graças e exaltação ao Senhor!

E, encerro sem esquecer um versículo que aparentemente ficou para traz… é o versículo 24, que diz:

Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nEle!

Soli Amori Christi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s