Falando de amor – Philos

Philos é o amor entre irmãos, amor relacional. Lida com a personalidade humana – o intelecto, as emoções e a vontade. Envolve compartilhamento mútuo. Em português, a palavra mais próxima é amizade. A forma nominal é usada apenas uma vez no Novo Testamento (Tg 4.4), mas o verbo “amar”, no sentido de “gostar”, e o adjetivo “amável” são usados muitas vezes. Este é o grau de afeição que Pedro disse ter por Jesus quando este lhe perguntou, “Simão, filho de João, tu me amas?”. O pescador respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. No original grego, o sentido é: “Sim, Senhor, tu sabes que gosto de ti, que sou teu amigo” (Jo 21. 15,16).

Quando o Senhor revelou os mandamentos a Moisés, em Êxodo 20 a partir do versículo 1, os quatro primeiros estão totalmente ligados à Deus. Os mandamentos seguintes estão intrisecamente ligados ao relacionamento “uns aos outros”: Êxodo 20:12-17

12 Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.13 Não matarás.14 Não adulterarás.15 Não furtarás.16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.17 Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo.

Então, quando Jesus diz em Mateus 22.37-39, que devemos amar a Deus acima de todas as coisas e que o próximo seja amado conforme nos amamos Ele está “resumindo” mesmo os mandamentos.

Durante a ceia, após a retirada de Judas Iscariotes, Jesus continua ensinando os 11 discípulos e em João 15.10-13, está escrito:

10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço.11 Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo.12 O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.13 Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos.

Guardar os mandamentos é viver em amor que se reflete em nossas amizades!

  1. Amar é viver completo (10 e 11)

Conforme o versículo 10, para estar ligados ao amor de Cristo é preciso viver conforme Sua vontade vivendo como Ele viveu.

No verso 11 Jesus completa dizendo que somente assim nossa vida teria completude, ou seja, somente amando é que nossa vida tem sentido!

  1. Amizades verdadeiras são revelação do amor de Jesus (12 e 13)

No versículo 12 Jesus pede uma coisa muito difícil, que é amar como Ele amou! (Não seria mais fácil cumprir com os dez mandamentos?) Pois até este momento Jesus estava revelando aos seus discípulos um amor Philos. Só que a consequência desse a amor é tornar-se Ágape na cruz.

Conforme o versículo 13 diz: que o maior amor é dar a vida em favor do amigo.

Resumindo: toda forma de amor, se é o verdadeiro amor de Deus, resultará no amor de entrega, o amor ágape.

Soli Amori Christi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s